Queijo Gouda

O Queijo Gouda tem como principal característica ser composto por massa dura ou semidura. Queijo de classificação genérica, por vezes denominado apenas gouda.  Diferentes tipos deste tipo de queijo são produzidos pelo mundo, com as mesmas propriedades e características.

A denominação Gouda é tem como referência a cidade holandesa de Gouda. Em sua origem foi ponto fundamental com forte influência no comércio local. Nos dias atuais mantem a tendência comercial como um dos mais consumidos.

O queijo Gouda tem formas de produção diferenciadas, mas a sua base clássica tem como ponto inicial o leite de vaca pasteurizado. Em regiões específicas, pequenos produtores utilizam o leite de ovelha ou de cabra na maturação. Esta maturação é considerada longa em comparação a outros tipos de queijos.

Queijo Gouda

O tempo de maturação classifica os diferentes tipos de Gouda. Um dos principais modos de diferenciação está na casca, que pode mudar com o tempo de maturação, em outras palavras, com a idade. A coloração da casca nos tons vermelho, amarelo ou laranja direciona para um Gouda mais jovem e macio. Os queijos mais maduros costumam ter sua casca na cor preta.

Tipos de Gouda em destaque nos principais setores produtivos:

  • Extra oude ou overjarig: tipo maturado, dourado e de sabor intenso;
  • Boerenkaas: também conhecido como “queijo de fazenda”. Este tipo de queijo Gouda não é pasteurizado, com a sua elaboração a partir do leite de vaca criada livre no pasto;
  • Belegen: tem como principal característica a maturação, que pode variar entre 16 e 17 semanas;
  • Oude kaas: denominado como “queijo velho”. Tem como característica marcante a casca preta de cera, com maturação entre 10 e 13 meses;
  • Extra belegen: recebe a denominação como Gouda envelhecido, com maturação entre 6 e 9 meses;
  • Jong belegen: Gouda mais popular, com maturação de 7 a 11 semanas;
  • Jonge kaas: caracterizado por ter uma maturação rápida, de 4 semanas, com a principal característica de possuir uma pasta mole, com um suave sabor de nozes. Alguns produtores podem adicionar especiarias na composição. Casca de cera nas cores amarela, laranja ou vermelha;
  • Graskaas: muito jovem e precisa ser consumido em poucas semanas, com sabor bem suave.

Saborear um queijo Gouda

Todas as variedades de queijo Gouda podem ser fatiadas, raladas, derretidas ou cortada em cubos. A criatividade em preparar lanches e tábuas de frios.

Queijo Gouda
Queijo Gouda tem como principal característica ser composto por massa dura ou semidura. Queijo de classificação genérica, por vezes denominado apenas gouda. Diferentes tipos deste tipo de queijo são produzidos pelo mundo, com as mesmas propriedades e características.

INSTAGRAM PLATEAU CWB

Instagranm Plateau Curitiba tábua de frios